Apresentação

Pelotas implanta Programa 5S nas unidades de Assistência Social

Iniciativa, sem custos para os cofres públicos, objetiva oferecer mais qualidade nos ambientes de trabalho e, consequentemente, melhores serviços à população

Coordenadores de serviços ligados à Assistência Social da foram apresentados, nesta segunda-feira (14), à primeira etapa do Programa 5S – implantado pela prefeitura, sem custos, através do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH). Originado no Japão, no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, a iniciativa é baseada em cinco sensos que visam aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.

As diretrizes do 5S – utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina – são reconhecidas mundialmente por refletirem no aumento da produtividade e eficiência. Denise também salientou que a organização nos ambientes laborais reduz a probabilidade de acidentes de trabalho. Os conceitos já foram repassados a 20 profissionais atuantes na Secretaria de Assistência Social (SAS), que tornaram-se multiplicadores do conhecimento em seus setores.

A ideia do município é aproveitar as experiências adquiridas com o projeto-piloto na SAS para replicá-lo em outras secretarias. Participaram da capacitação, nesta segunda, coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). 

Conheça os cinco sensos

- Utilização: deve-se definir o que é ou não essencial para o trabalho. A equipe deve fazer o levantamento de tudo que está disponível, como máquinas, equipamentos e os diversos tipos de materiais. O que não for importante deve ser descartado ou destinado a outros setores.

- Organização: após definir quais materiais devem continuar, deve-se definir onde eles devem ficar para facilitar o acesso e a manutenção do ambiente.

- Limpeza: busca facilitar a limpeza do ambiente, pois locais limpos e organizados geram menos estresse aos servidores envolvidos. Em vez de limpar, perceber o que causa a sujeira e eliminar ou reduzir a necessidade de fazê-lo.

- Padronização/saúde e higiene: objetiva conservar as circunstâncias de trabalho, físicas e intelectuais, sempre favoráveis à saúde e higiene. Sua aplicação provoca nas pessoas uma preocupação maior com estes aspectos, fazendo com que elas se sintam mais estimuladas e produtivas

- Autodisciplina: visa mudar a cultura dos envolvidos, tornando todos os cinco sensos hábitos rotineiros e assegurando a sua manutenção ao longo dos anos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Resultado da eleição do Conselho Tutelar pode começar a mudar Anterior

Resultado da eleição do Conselho Tutelar pode começar a mudar

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta terça-feira Próximo

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta terça-feira

Deixe seu comentário